Você já deve ter percebido que algumas sacolas oferecidas pelos estabelecimentos ultimamente são verdes e, ainda, alguns produtos nos supermercados possuem o selo “I’m Green”. Essas sacolas e produtos são feitos com plástico verde. Mas o que isso significa?
O plástico verde surgiu como uma alternativa ao plástico comum, isso porque os plásticos são convencionalmente produzidos a partir de matérias-primas fósseis, como petróleo ou gás natural, que não são renováveis. Dessa forma, o plástico verde foi criado para diminuir os impactos causados pela indústria petroquímica na produção e comercialização do plástico convencional.
O também chamado polietileno verde é feito de matéria-prima renovável e é produzido a partir do álcool etílico, obtido da cana-de-açúcar, que possui as características necessárias para a produção do polietileno (PE). Assim, o plástico verde tem as mesmas características do plástico convencional, tanto na aplicação como na reciclagem. Acrescenta-se ainda que o plástico verde pode contribuir para a redução do aquecimento global, tendo em vista que as plantações de cana-de-açúcar realizam fotossíntese, ou seja, há a captura e fixação de CO2 na matéria-prima e consequentemente no produto final.
O plástico verde foi criado em 2010 pela Braskem, empresa brasileira de resinas termoplásticas. E o selo “I’m Green” foi registrado por essa empresa a fim de certificar os produtos feitos com esse material.
As principais vantagens do plástico verde são: matéria-prima (cana-de açúcar) renovável; é considerado 100% reciclável; não contribui para o acréscimo de gás carbônico (CO2) na atmosfera (que é o principal causador do aquecimento global e é produzido pelos combustíveis fósseis) e ainda tem as mesmas propriedades técnicas do plástico convencional.
Entretanto, o polietileno verde não é biodegradável, ou seja, não é degradado por microrganismos, como fungos e bactérias. Além disso, a produção de cana-de-açúcar para esse fim implica em aumento da área de plantio. Dessa maneira, apesar de o plástico verde ser uma alternativa ao longo do processo de desenvolvimento sustentável, é importante considerar esses entraves.
Nesse contexto, verifica-se que o plástico verde é uma mudança tecnológica importante no cenário atual em que se deve considerar o consumo sustentável, apesar dele apresentar algumas desvantagens.
Deseja embalagens mais sustentáveis para seus produtos? Contate um de nossos consultores para saber mais sobre nosso serviço de pesquisa de embalagens aqui!
Comentarios