Desenvolvimento de novos produtos alimentícios consiste no processo de criação através do reconhecimento da oportunidade de venda de determinado produto.
Você sabia que, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Alimentação (ABIA), a indústria alimentícia teve um crescimento superior ao produto interno bruto brasileiro nos últimos anos? Esse crescimento é um indicador de que, apesar da crise, este é um mercado em ascensão, que tem atraído muitos investimentos, principalmente no desenvolvimento de alimentos inovadores e que contemplem grupos específicos de consumidores.
Como este serviço é realizado pela Eali
Desenvolver produtos que sejam competitivos e que atendam as necessidades do mercado consumidor é um desafio recorrente no mercado de alimentos.
Na Eali, o projeto de desenvolvimento de novos produtos é feito nas seguintes etapas:
1) Pesquisa teórica
Nessa etapa são realizadas pesquisas a respeito dos seguintes assuntos:
• Ingredientes: a equipe do projeto realiza uma pesquisa de matérias-primas e métodos de processamento de acordo com as referências indicadas pelo contratante;
• Aditivos: caso seja necessário ou requerido pelo cliente, é realizada uma pesquisa sobre os aditivos mais adequados para extensão de vida útil, conservação da textura, exaltação do sabor e aroma do produto, podendo-se dar enfoque para aditivos mais naturais ou sintéticos.
• Embalagem: a equipe do projeto pesquisa as melhores embalagens para acomodação e conservação desses alimentos, o melhor método de embalar e os possíveis fornecedores para as embalagens indicadas.
2) Testes de formulação
Nesta etapa são realizados os testes das possíveis formulações com base na pesquisa de padrões anterior, visando o produto ideal solicitado pelo cliente.
3) Elaboração da ficha técnica
Nesta etapa é elaborada a ficha técnica do produto solicitado. A ficha técnica é uma tabela onde constam os ingredientes e suas respectivas quantidades e um passo a passo detalhado do modo de preparo do alimento, que auxilia o responsável pela produção a administrar e padronizar a fabricação do produto. A ficha técnica também lista o valor unitário de cada ingrediente utilizado na formulação, fornecendo dessa forma uma análise de custo do produto alimentício.
4) Rotulagem e Tabela nutricional
Etapa na qual a rotulagem é elaborada conforme a legislação vigente. A tabela nutricional é um item obrigatório na rotulagem e pode ser elaborada através da TACO (Tabela Brasileira de Composição de Alimentos) ou através de uma análise centesimal da formulação.
5) Entrega de resultados
Esta é a etapa final do projeto, em que são entregues os relatórios de cada etapa do desenvolvimento do produto para que o cliente possa consultar sempre que necessitar.
A Eali já desenvolveu produtos para diversos mercados e necessidades, como barras proteicas, brownies, salgadinhos, salsichas veganas e muito mais!
Tem um produto com potencial de venda e sonha em lançar ele no mercado? Entre em contato com a gente através da aba “contato” aqui no site!